Caminhada entre Piódão e Foz d’Égua

Algures na Serra do Açor, entre curvas e contracurvas, encontra-se a magnífica aldeia do Piódão, uma das mais belas aldeias de Portugal, tendo sido classificada como imóvel de interesse público a partir de 1978.

As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos intitulada de “aldeia presépio”.

caminhada - percurso foz d'égua piódao onde dormir

Uma das atividades de que pode usufruir são as caminhadas pela belíssima Serra do Açor, um dos percursos pedestres mais interessante é o que se faz entre o Piódão e Foz d’Égua.

O percurso circular tem inicio e fim no Largo Cónego Manuel Nogueira, e liga a aldeia do Piódão ao lugar de Foz d’Égua. Trata-se de um percurso com declive pouco acentuado, com uma ou duas exceções.

Algumas casas abandonadas que se cruzam no caminho relembram a atividade pastorícia. Nas clareiras podem avistar-se colmeias, testemunho da atividade apícola, ainda com alguma expressão na Serra do Açor.

Em Foz D’ Égua para além das casas tradicionais, destaca-se a piscina natural, local de encontro da ribeira do Piódão com a ribeira de Chãs d’Égua, que correm em direção ao rio Alvôco. Neste local há indicações do caminho a tomar para regressar ao Piódão.

Foz d'Égua Piódão - praia fluvial

Chegando ao Piódão é tempo de recuperar energias com um belo licor regional, e de visitar mais alguns locais de interesse da aldeia.

Para finalizar, podemos dizer que o Piódão oferece hoje em dia uma boa oferta turística, com alojamento, restauração, e diversas lojas com o que de mais tradicional se produz na aldeia, entre artesanato, licores, mel, pão ou outros deliciosos produtos gastronómicos.

Fonte: 100 atalhos

Esta entrada foi publicada em O que fazer com as tags . ligação permanente.

24 Respostas a Caminhada entre Piódão e Foz d’Égua

  1. Pingback: Geocaching no Piódão - Uma aventura de caça ao tesouroCasa da Padaria

  2. armando maia diz:

    Na foto há duas indicações para Foz D´Égua com sentidos opostos e distâncias diferentes. Vamos fazer o trajeto e temos mais de 64 anos. Qual dos dois é mais apropriado?

    • Casa da Padaria diz:

      Bom dia,
      Se quiserem fazer os dois percursos recomendamos ir pelo mais longo (placa da esquerda) e depois regressar pelo outro percurso que é mais perto e o grau de dificuldade é menor.Se não estão habituados a fazer caminhadas talvez seja melhor fazerem o percurso da direita e regressar pelo mesmo caminho.
      Espero termos ajudado.
      Bom passeio!

  3. Henry MIguel diz:

    gostaria de saber se as estradas, que ligam arganil-> Piodao-> foz d´egua sao alcatroadas e boas…

  4. Maria Bárbara diz:

    Boa tarde,

    As caminhadas são feitas em grupo ou individuais?

  5. Silina Ribeiro diz:

    Boa tarde…

    Gostaria de fazer o percurso desde Chãs D’Égua até ao Piódão, a pé. Contudo, acham que um cadeirante (em boa forma física) o poderá fazer? O caminho tem condições para tal?

    Obrigado pela resposta :)

  6. Silina Ribeiro diz:

    Boa tarde…

    Gostaria de fazer o percurso desde Chãs D’Égua até ao Piódão, a pé. Contudo, acham que um cadeirante (em boa forma física) o poderá fazer? O caminho tem condições para tal?

    Obrigado pela resposta :)

  7. Rosa Almeida diz:

    Boa tarde, estou a organizar uma visita de fim de semana ao Piódão para o meu grupo dos escuteiros.
    Ainda não escolhi dormida (mas passará por um parque de campismo) e a minha ideia era de no sábado fazermos o percurso: Arganil -> Piódão -> Foz d’Égua pelos caminhos pedestres.
    Nós estamos habituados a caminhar e a nossa intenção é conhecer a paisagem e os monumentos que a aldeia tem para nos dar.
    Acha que num dia conseguimos fazer este percurso?

    Vi que neste mesmo site fizeram referência ao “sky watching noturno”, será que me poderia explicar do que se realmente se trata?

    Também neste site vi onde podemos iniciar o caminho pedestre que liga o Piódão e Foz d’Égua, no entanto, não consegui ver qualquer referência a algum caminho pedestre entre Arganil e Piódão. Existe algum caminho entre estes dois locais? Se existe, onde é que estes iniciam mais concretamente?

    Ainda são algumas perguntas =)
    Aguardo resposta,
    Cumprimentos.

    • Casa da Padaria diz:

      Boa noite, para informações mais detalhadas devem contactar a Câmara Municipal ou o Posto de Turismo de Arganil.
      Cumprimentos,
      A Casa da Padaria

      • Isa diz:

        Bom dia, pretendia fazer o percurso com um grupo de aproximadamente 50/60 pessoas com idades entre os 5 e os 70 anos, qual o melhor percurso, também gostávamos de saber da possibilodade de no final fazer um convívio almoço partilhado e passar a tarde, qual melhor local. Também gostávamos de saber se é possível cozinhar ou grelhar.
        Obrigada

  8. Ana Fonseca diz:

    Boa noite. O percurso do Piodão a Foz d’ Égua e regresso ao Piodao é facilmente realizado para jma criança de 7 anos?

    • Casa da Padaria diz:

      Boa noite,
      O percurso é feito por caminhos pela serra. Para a Foz de Égua é sempre a descer, o regresso é a subir.
      Depende um pouco da forma física da criança e se esta está habituada a fazer caminhadas.
      Cumprimentos,
      A Casa da Padaria

  9. Raquel Sofia Ramos diz:

    Boa Tarde, eu queria saber se é paga entrada? Dá toma banho no foz de égua? Levo o grupo. Obrigada

    • Casa da Padaria diz:

      Boa noite, A entrada na Foz d’Égua é gratuita. De Julho a Setembro é possível tomar banho. Obrigada.
      Cumprimentos,
      Casa da Padaria

  10. anabela figueiredo nunes pereira diz:

    boa tarde gostava de fazer o percurso esta bem sinalizado vi que há um ponte suspensa e segura? obrigada

    • Ines Ribeiro diz:

      Bom dia, o percurso está sinalizado com a sinalética dos PR (símbolos amarelos e vermelhos com indicação de caminho correcto, virar à direita , virar à esquerda e caminho errado) . A ponte suspensa está interdita por questões de segurança. Boas caminhadas. Cumprimentos, Casa da Padaria

  11. daniel diz:

    Bon dia,

    depois de ter lido as varias preguntas gostaria de saber qual e o sentido mais simples para fazer a caminhada com a minha mae de 70 anos quase, e o sobrinho de 6 anitos…

    obrigada

    • Inês diz:

      Boa noite, o mais simples é receber as indicações quando estiver no Piódão. O percurso para a Foz d’Égua é circular mas um dos trilhos é mais simples e pode ir e voltar pelo mesmo lado. Este percurso tem inicio junto ao cemitério da aldeia.
      Atentamente, Casa da Padaria

  12. Cristina diz:

    Boa tarde. Vou ficar em chãs de égua e gostava de saber se existe caminho de lá até ao Piódão e grau de dificuldade e distância.
    Do Piódão a foz de égua já vi que existe e 2 hipóteses.
    Sábado dia 27 iremos fazer fiz de égua a Piódão. Gostaria de saber se é possível reservar para almoçar.
    Obrigada

    • Casa da Padaria diz:

      Boa tarde. Existe um trilho do Chás d’Egua para o Piódão (directo) e outro do chás d’Egua para o Piódão que passa pela Foz d’Égua .
      Mais informamos que na Casa da Padaria apenas servimos pequenos-almoços (exclusivamente para os nossos hóspedes) mas existem restaurantes e cafés na aldeia para almoço e jantar.
      Atentamente,
      Casa da Padaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *