Algures na Serra do Açor, entre curvas e contracurvas, encontra-se a magnífica aldeia do Piódão, uma das mais belas aldeias de Portugal, tendo sido classificada como imóvel de interesse público a partir de 1978.
As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos intitulada de “aldeia presépio”.
Uma das atividades de que pode usufruir são as caminhadas pela belíssima Serra do Açor, um dos percursos pedestres mais interessante é o que se faz entre o Piódão e Foz d’Égua.
O percurso circular tem inicio e fim no Largo Cónego Manuel Nogueira, e liga a aldeia do Piódão ao lugar de Foz d’Égua. Trata-se de um percurso com declive pouco acentuado, com uma ou duas exceções.
Algumas casas abandonadas que se cruzam no caminho relembram a atividade pastorícia. Nas clareiras podem avistar-se colmeias, testemunho da atividade apícola, ainda com alguma expressão na Serra do Açor.
Em Foz D’ Égua para além das casas tradicionais, destaca-se a piscina natural, local de encontro da ribeira do Piódão com a ribeira de Chãs d’Égua, que correm em direção ao rio Alvôco. Neste local há indicações do caminho a tomar para regressar ao Piódão.

Chegando ao Piódão é tempo de recuperar energias com um belo licor regional, e de visitar mais alguns locais de interesse da aldeia.
Para finalizar, podemos dizer que o Piódão oferece hoje em dia uma boa oferta turística, com alojamento, restauração, e diversas lojas com o que de mais tradicional se produz na aldeia, entre artesanato, licores, mel, pão ou outros deliciosos produtos gastronómicos.
Fonte: 100 atalhos

Pingback: Geocaching no Piódão - Uma aventura de caça ao tesouroCasa da Padaria